segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 |

Telemarketing : Anjo ou Demônio ?


 O Telemarketing Facilita Nossa Vida ou Testa nossa Tolerância ?

Telemarketing, termo inglês criado por Nadji Tehrani em 1982, designa a promoção de vendas e serviços via telefone; ou seja, marketing pelo mesmo. Atualmente, o termo foge deste escopo, ao abranger também a tele cobrança (cobrança via telefone), atendimento ao consumidor e o suporte técnico. Pode-se dizer que o telemarketing é um "atendimento telefônico comercial ou não padronizado" que segue certos roteiros (scripts) de atendimento.

Na atualidade o telemarketing é feito, por empresas especializadas trabalhos de divulgação e de orientação aos clientes de vários segmentos do mercado, sendo praticado em grandes ambientes denominados Call Centers centrais de atendimento ou SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Nos anos 80, o telemarketing expandiu-se para outras áreas no Brasil, inclusive a política, quando o consultor em marketing Mauro Ferreira introduziu-o pela primeira vez, isto aconteceu mais precisamente na campanha para vereador e prefeito do Rio de Janeiro em 1988, podendo ser certificado com quem tenha acesso a Câmara do Rio de Janeiro. A partir daí foi se desenvolvendo e hoje se tornou em uma das mais poderosas estratégias numa campanha política.
Conceito de Telemarketing
É a transmissão de idéias, informações, emoções e habilidades. É o ato de emitir, receber e transmitir mensagens através da linguagem escrita, falada e de sinais, signos ou símbolos quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual.
Aplicações do Telemarketing
No Brasil, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)é o mais utilizado representando 29,5%, seguido por Vendas 26,2%, Pesquisa 14,8% e Cobrança 13,1% e outras (agendamento de visitas, apoio para vendedor, confirmação de presença em eventos e atualização de cadastro) 16,4%.
Perfil dos Atendentes
Hoje atuam no Brasil mais de 900 mil operadores (entre call Center, operadores dtelemarketing e serviço de atendimento ao cliente)
45% têm entre 18 e 24 anos
74% possueensino médio
22% possuem curso superior
76,8% são mulheres.
A diversas reclamação de clientes sobre a péssima qualidade no atendimento chegam a números estrondosos em todo o país , muitos se queixam da demora no atendimento e a falta de preparo e vontade dos atendentes.
Veja um Vídeo que ilustra o atendimento segundo alguns Clientes:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...